Pub.
Escolha do Editor

Piroc: “Depois que a Cise morreu, minha vida tornou-se um pesadelo”

Pub.

Piroc, uma figura da ilha do Monte Cara conhecido até por grandes personalidades que antes frequentavam a casa da célebre artista Cesária “Cise” Évora, vive o contraste do que foi a sua vida antes da morte da eterna “diva dos pés descalços”. Com imensas dificuldades financeiras, que o impedem até de colocar comida na panela e comprar remédios, este morador da Ribeira Bote vive de pequenas ajudas de amigos.

“Primeiro faleceu minha mãe e no ano seguinte morreu a minha Cise, e nada foi como dantes. Como se não bastasse a dor destas perdas, perdi depois a minha amiga de longa data, a Nanda, filha da Cise, e  ainda minha irmã que vivia na Itália”, lamenta Piroc.

Publicidade

A sua relação com Cesária Évora era mais do que de patroa para empregado. Era tido como um filho, a quem a cantora confiava os cuidados dos netos e da sua casa, quando se ausentava de Cabo Verde. 

Piroc e a saudosa amiga Cesária Évora

De nome próprio, José Carlos Delgado, hoje com 53 anos de idade, Piroc diz não ter “manha” de nada, por ter desfrutado uma vida de glória, sem que nunca antes lhe tenha faltado qualquer coisa, ter frequentado na juventude os locais que quis, comido e bebido “do melhor” que havia. No entanto, refere-se a saudades destes tempos em que não lhe faltava uma sopa “de osso de vaca” na panela e nem precisaria sentar-se ao pé da sua casa, ou do antigo salão de beleza Gia, à espera de passar “uma alma bondosa” que lhe dê qualquer coisa.

Publicidade

A sua saúde atualmente vem se deteriorando, pela diabete e pelo que diz ser “fraca circulação de sangue”, que não lhe permite estar de pé por muito tempo. A sua imagem contrasta com as fotografias do jovem cheio de vida e energia que outrora foi, que recebia ilustres convidados na antiga residência da consagrada rainha da Morna.

Recebeu ministros, chefes de Estados e grandes artistas nacionais e internacionais, como a cantora brasileira Alcione, que um dia diz ter ficado encantado consigo. Da “vida de sonho” que passou ao lado de Cise, Piroc lembra-se ainda de uma viagem que fez a Paris, mas que foi obrigado a regressar antes do tempo previsto porque “tinha de tomar conta da casa”.

Publicidade

Hoje tem aos seus cuidados a antiga residência da sua mãe, em decadência, na Ribeira Bote, onde vive com o irmão, dois cães e três gatos.

Sidneia Newton

Mostrar mais

Kimze Brito

Jornalista com 30 anos de carreira profissional, fez a sua formação básica na Agência Cabopress (antecessora da Inforpress) e começou efectivamente a trabalhar em Jornalismo no quinzenário Notícias. Foi assessor de imprensa da ex-CTT e da Enapor, integrou a redação do semanário A Semana e concluiu o Curso Superior de Jornalismo na UniCV. Sócio fundador do Mindel Insite, desempenha o cargo de director deste jornal digital desde o seu lançamento. Membro da Associação dos Fotógrafos Cabo-verdianos, leciona cursos de iniciação à fotografia digital e foi professor na UniCV em Laboratório de Fotografia e Fotojornalismo.

Artigos relacionados

17 Comentários

  1. Piroc uma figura Mindelense muito conhecido. Como tenho dito a historia de vida de Cize “A nossa diva” é um legado que ela deixou e piroc como alguém tão próximo dela tem todo esse legado para ganhar dinheiro contando aos turistas e curiosos um pouco da vida da Grande Cesária Évora. Um pouco de imaginação e marketing, Piroc será um homem Rico… unir-se ao núcleo museológico Cesaria Évora e ao ipc seria uma ideia interessante

  2. se quer o contato do Piroc eu posso arranja-lo para a senhora entre em contacto comigo pelo numero +2389738080

  3. se quer o contato do Piroc eu posso arranja-lo para a senhora entre em contacto comigo pelo numero +2389738080

  4. Piroc mexte ajuda pa escreve um livro sobre vida de Cesaria Evora. Ele sabe mais ki tud gente. Kel livro tava ser traduzid pa bastante lingua & vende rapido. Por exemplo Li na Sydney – Australia, bilhete pa consert de cesaria caba tao rapido pa show na famoso Sydney Opera House. eles tive que organisa un segundo consert na proximo dia onde mi otcha bilhete.Lugar tambem tava cheio. Percem mi era unico preto la com bilhete:) Marcado eh enorme!

  5. Como é que este senhor pode estar a passar por dificuldades, tendo em conta que foi um grande amigo de Cise e passou vários anos cuidando da casa e dos netos. O mínimo que os filhos da Cisária deviam fazer seria ajuda-lo, este seria a vontade de Cise certamente.

  6. Troboi de Piroc e escreve se historia. e Cesaria Evora eh pessoa mais important na historia dele. Cala boca Paulo. Se bo ca ta pode juda ninguen. Ca bo Dze nada pa offende gente!. Ess eh muit mariod. bosh pais devia dob pankada:) malcriado.

  7. Sinceramente ha pessoas em vez de ajuda ta atrapalha…melhor e fca de boca fechada pa ka entra mosca, bem dito Djo Evora e melhor tambem seria espetacular escre ve um livro retratando a vida da Diva dos pes descalsos… boa ideia, ate mim ta super curiosa, ninguem mas que ideal pa conta historia de Cis que Piroc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo