Pub.
Social
Tendência

Faleceu Djô Borja, homem do desporto e do carnaval de S. Vicente

Pub.

Faleceu na noite de quinta-feira, 28 de abril, aos 84 anos, vítima de doença prolongada, José Borja, conhecido no meio desportivo e carnavalesco de São Vicente. Professor de educação física durante longos anos, Djô Borja, como era carinhosamente chamado, estimulou e implementou a prática de várias modalidades desportivas na ilha, com destaque para o fisiculturismo. Foi também fundador do grupo Maravilhas do Espaço, que encantou e ganhou vários títulos de campeão do Carnaval na ilha.

Nas redes sociais são várias as manifestações de pesar por esta notícia. “Mindelo e Cabo Verde perdem um Homem verdadeiramente com H grande. Cidadão ativo e consciente do seu dever, professor de muitas gerações onde me incluo (não me esqueço aquelas palavras de ordem naquela voz autoritária e imponente no pátio, durante as aulas e às vezes, umas “caqueradas” como ele mesmo dizia). Desportista, treinador de modalidades, empreendedor pioneiro na área do culturismo, enfim, um Homem de visão larga, do desporto à cultura, carismático e seguro”, escreveu Albertino Martins.

Publicidade

Para este docente e dirigente da Faculdade de Educação e Desporto da UniCV, Djô Borja deixa uma obra que será eternamente lembrada como Professor, Homem do Carnaval, do Culturismo e Desporto no geral. Já José Pedro “Tchauca” Soares lembra o seu professor de ginástica no Ciclo Preparatório e treinador no Clube Desportivo Falcões do Norte no ano de 1980/81. “Djô Borja é eterno. Ficará para sempre nos nossos corações”, escreve, aproveitando para apresentar condolências à família. 

Na mesma linha, a professora de educação física Liliana Fonseca diz estar muito triste e consternada com esta perda. “Sei que Djô estava doente há algum tempo. A última fez que nos vimos foi quando foi vacinar contra a Covid. Ele me reconheceu na rua. Aliás, deu-me um grito e depois estivemos algum tempo a conversar”, disse Liliana, para quem Djô Borja foi um dos grandes impulsionadores do desporto em Cabo Verde, São Vicente principalmente. “Foi professor, foi treinador e abriu o primeiro ginásio na ilha, denominado Progresso. Estive sempre com ele, fui um dos muitos atletas que passou por suas mãos. Depois trabalhamos junto nos jogos escolares. A convivência foi sempre muito boa”, lamenta. 

Publicidade

Djô Borja, recorda-se, foi homenageado em 2022, por altura da realização da  terceira edição da Taça de Cabo Verde de Fisiculturismo em São Vicente. Jorge Barreto, em representação do pai, lembrou o percurso do mesmo enquanto pioneiro que estimulou a prática de várias modalidades desportivas na ilha, sobretudo o fisiculturismo. “Meu pai era rigoroso e levava o desporto com muita seriedade.”

De nome completo José António Borja Monteiro Barreto, nasceu a 13 de junho de 1939 na ilha de Santiago. Tinha uma longa história no desporto liceal enquanto treinador das modalidades de basquetebol e voleibol. Além disso empenhou-se de corpo e alma no Carnaval do Mindelo como mentor e presidente do grupo Maravilhas do Espaço. Era casado com a professora Mafalda de Carvalho.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo